segunda-feira, 1 de março de 2010

O Cavalo-marinho

O Cavalo Marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. Algumas espécies podem ser confundidas com plantas marinhas e com corais e anemonas marinhas.

1 Hábitos alimentares ] Hábitos alimentares
Alimenta-se de pequenos moluscos, vermes, crustáceos e plâncton, que são sugados através do seu focinho tubular. Como não tem o costume de ir atrás do alimento, ele come o que estiver a passar por ele.
A cauda longa e preênsil permite que ele se agarre às plantas submarinas enquanto se alimenta de pequenos crustáceos.
[editar] Reprodução
A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetros. Sobem logo a superfícies para encher suas bolsas de ar, para poderem se equilibrar na água. Já se tornam independentes de seus pais, mesmo sendo frágeis.
[editar] Origem do nome científico
Os hippocampus eram seres fictícios da mitologia grega, filhos de Poseidon. A parte superior de seu corpo era a de um cavalo com crina membranosa, guelras e membranas interdigitais nos supostos cascos, e sua parte inferior era de um golfinho. Os Hippocampus eram empregados pelo Deus dos Mares em sua maioria na espionagem e na patrulha por seu reino oceânico em busca de empecilhos que também eram conhecidos como cavalo marinho.
[editar] Espécies
Hippocampus algiricus
Hippocampus angustus
Hippocampus barbouri
Hippocampus borboniensis
Hippocampus breviceps
Hippocampus camelopardalis
Hippocampus capensis
Hippocampus comes
Hippocampus coronatus
Hippocampus denise
Hippocampus erectus
Hippocampus fisheri
Hippocampus fuscus
Hippocampus guttulatus
Hippocampus ingens
Hippocampus jayakari
Hippocampus kelloggi
Hippocampus kuda
Hippocampus lichtensteinii
Hippocampus minotaur
Hippocampus mohnikei
Hippocampus reidi
Hippocampus sindonis
Hippocampus spinosissimus
Hippocampus subelongatus
Hippocampus trimaculatus
Hippocampus whitei
Hippocampus zebra
Hippocampus zosterae

Nenhum comentário:

Postar um comentário